PIBID

AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA – AESET

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA – FAFOPST

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID 

 

 Pibid/Fafopst 2024-2026. Arte: Mateus Gomes Brasil – discente do curso de história

Descrição inicial:
O Pibid contribui potencialmente para o fortalecimento dos cursos de licenciaturas. Este Programa de bolsas do Governo Federal é destinado aos licenciandos na primeira parte dos cursos de licenciaturas, sendo, portanto, uma estratégia crucial que incide assertivamente na valorização da docência, através de uma sólida formação de estudantes de licenciaturas, em prol da construção da identidade docente e na preparação deste séquito para atuação no universo educacional.
Assim, o Pibid é um programa educacional que promove importantes ações por meio de estudos e vivências sistemáticos e de práticas pedagógicas exitosas e replicáveis, a partir do intercâmbio entre plurais sujeitos sociais, composto por coordenadores de área, discentes, professores supervisores, alunos escolares e demais profissionais da educação, potencializando parcerias e vínculos entre as comunidades acadêmicas e escolares.
Desse modo, o Projeto Institucional da Fafopst e de seus quatro subprojetos de áreas (Biologia, Educação Física, História e Pedagogia), contemplados em Edital Pibid nº 10/2024, constituem uma importante ferramenta organizacional, pedagógica, cientifica e social em prol de melhorias e avanços educacionais.

A Equipe Pibid-Fafopst é composta por 169 integrantes:

Subprojeto de Biologia:

Prof. Dr. Alex Alves de Oliveira – Coordenador Institucional do Pibid/Fafopst 2024-2026

Coordenadora de Biologia: Profa. Me. Mayara Larrisa Lopes

Núcleo: Três professores supervisores e
vinte quatro discentes do curso de Biologia
Algumas contribuições do subprojeto de Biologia para enriquecer a formação dos licenciandos e fortalecimento do curso.

  • Permitir ao licenciado a vivência da prática pedagógica no ensino de ciências, na educação básica, buscando o aperfeiçoamento de métodos de ensino na área e o desenvolvimento do trabalho coletivo, ligado ao desafio de inovar a formação prática dos discentes das licenciaturas;
  •  A participação ética dos licenciados, para desenvolvimento do compromisso e amadurecimento profissional no universo da docência na área de Ciências/Biologia, através de atividades que enriquecem a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura e que os insiram no cotidiano das escolas de educação básica;
  • Conduzir o licenciando a exercitar de forma ativa a relação teoria e prática, como futuro profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias, complementando o conhecimento teórico com a implantação da prática, que por sua vez apresenta os impactos positivos e valorizados como também as dificuldades a serem enfrentadas;
  • Possibilitar ao licenciado autonomia para elaboração de atividades e participação nos projetos
  • Aproximar práticas pedagógicas que incorporem tanto conhecimentos técnicos sobre as ferramentas de Inteligência Artificial (IA), quanto uma compreensão crítica de seu impacto na educação e na sociedade em geral, uma vez que a integração de forma significativas para utilização de IA em sala de aula surge como uma demanda urgente em um mundo cada vez mais digitalizado;

Subprojeto de Pedagogia:

     
Coordenadoras de área: Profa. Me. Francisca Raquel Cavalcanti e Profa. Me. Suelene leal

Núcleo: Seis professoras supervisoras
Trinta e seis discentes do curso de Pedagogia.
O subprojeto de área atuará em processos de alfabetização nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental, devido à dificuldade dos alunos escolares em leitura e escrita, principalmente pós-pandemia Covid 19. No desenvolvimento do subprojeto de área, os bolsistas serão estimulados a pensar sobre a prática pedagógica no que diz respeito a formação inicial, os primeiros contatos com a realidade escolar e educacional, as fundamentações e operacionalização dos modos de alfabetizar. Tais procedimentos auxiliarão os discentes na resolução de problemas cotidianos e inerentes a prática docente. Os bolsistas do subprojeto de área terão a oportunidade de contato com a realidade de seu  campo de atuação profissional por meio de vivências que devem abarcar, contextualização e caracterização da escola campo, bem como sobre a organização do espaço escolar ( montagem de painéis, realização de eventos sobre as datas comemorativas do calendário nacional e local, auxílio na recreação dos alunos escolares), participação em reuniões escolares, participação em planejamentos do professor supervisor, auxílio na elaboração de atividades e materiais pedagógicos. Essas ações possibilitarão a aproximação entre o discurso teórico e a prática educacional e, com isso uma ação direta no resultado real de sua participação no ambiente escolar quanto aos aspectos que conformam sua funcionalidade e o processo da alfabetização dos alunos da escola campo.

Subprojeto de Educação Física:

       
Coordenadores de área:
Prof. Me. Filipi Diego de Araujo
Prof. Me. José Murilo Gomes

Núcleo: seis professores supervisores
Quarenta e oito discentes de Educação Física
O projeto busca mediar as práticas da cultura corporal de movimento e o funcionamento do corpo humano como uma forma de despertar o interesse de escolares por questões voltadas a cultura e a promoção e manutenção da saúde individual e coletiva. Dessa forma, o trabalho realizado por acadêmicos de Educação Física como alunos-pibidianos, possibilitará aos participantes a integração e prática desses conhecimentos, que são os objetivos do curso de Licenciatura em Educação Física, para preparação e formação docente para atuação docente profissional. Os objetivos de abordar as práticas da cultura corporal de movimento são embasadas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), alinhando-as aos conteúdos sobre conhecimentos do corpo humano e também as noções de saúde, buscando promover também a interdisciplinaridade com outras disciplinas escolares. A BNCC indica que a Educação Física Escolar pode e deve ser trabalhada em perspectivas de “tratar das práticas corporais […] como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório, assegurando […] a construção de conhecimentos necessários à formação plena do cidadão” (BRASIL, 2018, p. 115). Dessa forma, alinhar as práticas corporais ao quadro de conhecimentos sobre as questões da realidade.

Subprojeto de História:


Coordenador: Prof. Me. Cristiano Emerson Soares

Núcleo: três professores supervisores
Vinte e quatro discentes do curso de história.

O ensino de história é um campo do conhecimento composto por uma série de reflexões e ressignificações das práticas de ensinar. Neste sentido, pensamos que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem representar o fortalecimento do curso de licenciatura em História em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais, principalmente ao redirecionar seu currículo acadêmico e fomentar projetos voltados à formação docente com excelência. Sendo assim, a proposta aqui segue tais parâmetros na busca da melhoria dos índices de qualidade da educação na região do Pajeú pernambucano, levando em conta a promoção da inserção do discente iniciante no universo do ensino, em familiarização com a realidade escolar na medida que o mesmo fortaleça importantes pressupostos da docência em história, articulando o saber científico e escolar e que contemple uma resolução interdisciplinar. Nosso principal objetivo é a aproximação entre a Universidade e a Escola, contribuindo assim para a elevação da qualidade do ensino na rede básica a partir dos espaços escolares selecionados e que englobe professores, discentes e alunos escolares. Elaborar projetos contínuos com os discentes que promovam a maturação do conhecimento histórico, entendendo esta como importante ferramenta crítica para a formação social e humana em diálogo com o mundo vivenciado, tanto na perspectiva local como macro.

A Fafopst, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior reitera seu compromisso com a qualidade na formação de professores.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

(Paulo Freire)

Algumas das nossas ações  

Reuniões de Planejamento 

       

Novembro/2024

     

Dezembro/2024

Encontro inicial com os integrantes do Pibid/Fafopst 2024-2026 

Dezembro/2024

Dezembro/2024

Formações preparatórias (grupos de estudos) janeiro/fevereiro/março

   


Confecção de materiais de identificação dos bolsistas (crachás e fardamento) para atuação nas escolas parceiras.  

Visitações dos coordenadores nas escolas parceiras 




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