O PIBID/FAFOPST EM VIVÊNCIA NA COMUNIDADE INDÍGENA PANKARÁ EM CARNAUBEIRA DA PENHA – PE
O PIBID/FAFOPST EM VIVÊNCIA NA COMUNIDADE INDÍGENA PANKARÁ EM CARNAUBEIRA DA PENHA – PE

No dia 17 de novembro, integrantes do Pibid/Fafopst, professores e alunos da Fafopst estiveram presentes numa importante atividade: A vivência na Comunidade Pankará no município de Carnaubeira da Penha – PE. Na ocasião, tivemos a oportunidade de conhecer a comunidade, suas lideranças e pessoas, além da escola índigena. No roteiro, foi visitado lugares considerados sagrados para o povo Pankará. Após realizarmos a trilha histórica, ambiental e cultural, fomos recpecionados na escola da comunidade pela liderança Fernanda Pankará, coordenadora do estabelecimento escolar. Nela, conhecemos a estrutura física, regimento e a documentação escolar, materiais didáticos, projetos em andamentos. Um dos momentos mais emblemáticos foi a roda de conversa com o Pajé Sr. Manoel Pankará e a Cacique Luciete Pankará. Nesse momento podemos escutar e aprender as histórias e cantos sobre a trajetória do povo Pankará, seus aspectos culturais e de luta da comunidade ao longo do tempo. Ainda nesse percurso, tivemos a oportunidade de assistir as apresentações pedagógicas dos professores e alunos índígenas da escola. O evento teve como objetivo socializar as ações pedagógicas, artísticas e ciêntificas realizadas pela escola Índigena ao longo do calendário letivo. Algo ainda bastante elucidativo foi a presença da comunidade para prestígiar as atividades, com a presença de familiares, amigos e vizinhança. Para nós do Pibid, este evento significou um momento de profícuas aprendizagens e compreensão sobre como funciona uma escola índígena no seu cotidiano, as suas diretrizes e função social. Essa ação integrada vai de encontro com os principios do Pibid que preza por uma educação democrática e em respeito à diversidade. Assim, pudemos vivenciar o que de fato significa uma educação decolonial, ensinadora de importantes fazeres e sabres para sociedade geral.
Agradecemos imensamente à acolhida da comunidade, que nos reecebeu de forma festiva e cordial. Sendo, portanto, uma ação extremamente proveitosa para os integrantes do Pibid. Agradecimentos à Comunidade Pankará, à Capes e à Fafopst que nos proporcionaram a viablidade desta extraordinária vivência.
“ Vamo minha, gente que uma noite não é nada. Pois quem chegou foi Pankará no romper da Madrugada. E é pra ver se nós termina o resta da empeileitada”
Salve, salve os povos originários!
