G-LETRAS em ação: o ensino de língua portuguesa por meio de textos identitários sertanejos.
O Grupo de Leituras, Estudos e Textos das Raízes Sertanejas (G-LETRAS), coordenado pelos Professores Rodrigo Selmo e Vanessa Pereira e atuante no curso de Licenciatura em Letras da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST), tem por objetivo levar para a sala de aula propostas didáticas que visam contribuir com o ensino de língua portuguesa a partir do estudo de textos identitários sertanejos.
O grupo que foi iniciado há aproximadamente um ano com a tutoria dos professores Meiriany Alcantara, Rodrigo Selmo e a participação de 5 bolsistas começa a sair do seu laboratório e insere-se nas salas da Educação Básica colocando o projeto em ação.
Nesse primeiro momento, o grupo leva para a sala de aula do Colégio de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores (CAFAFOPST) abordagens do ensino de língua portuguesa a partir de textos que versam sobre a comunicação por meio de cartas, o cangaço, a vaquejada. Essa atividade busca levar uma reflexão sobre a relação intrínseca entre Língua e Sociedade discutindo sobre variação linguística e níveis de formalidade da língua. Para o embasamento teórico dessa atividade o grupo tem como leitura a dissertação do professor do curso de Educação Física da referida instituição Mestre José Murilo Gomes e sua participação discutindo sobre a vaquejada.