AÇÕES PIBID – NÚCLEO DE PEDAGOGIA
AÇÕES PIBID – NÚCLEO DE PEDAGOGIA
E o projeto ganha forma e sai do papel…
Momento de grande relevância, formação para preparação dos pibidianos do núcleo de pedagogia, essa reunião preparou os acadêmicos bolsistas nos últimos detalhes para o encontro com a realidade prática do universo escolar! Como explicitava muito bem o patrono da educação brasileira, nosso saudoso Paulo Freire:
“A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.”
O capricho do primeiro encontro…
Esse primeiro contato foi pautado de muita alegria, organização e muita diversão, as futuras pedagogas exalaram sua eficiência em cada detalhe muito bem planejado, pois a educação exige os melhores cuidados, “O planejamento escolar é a base para a construção de uma educação de qualidade, que atenda às necessidades dos alunos e da sociedade.” – Anísio Teixeira
Muita contribuição e aprendizado…
Nossos bolsistas deram show, é possível perceber a satisfação em fazer parte e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Espaços como esses são essenciais na formação de licenciandos, pois a teoria carece da prática para oferecer excelência na formação de graduandos, o estágio proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções. Busca-se, por meio desse exercício beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, bem como, favorecer a ampliação do universo cultural dos acadêmicos, futuros professores.
Alunas do núcleo de pedagogia preparando material pedagógico para as aulas.
O contato com a prática da sala de aula se faz essencial para o desenvolvimento dos alunos de graduação, sendo também, um lugar de aproximação verdadeira entre a universidade e a sociedade, permitindo uma integração à realidade social e assim também no processo de desenvolvimento do meio como um todo, além de ter a possibilidade de verificar na prática toda a teoria adquirida nos bancos escolares.
E vamos aprender sobre o dia do trabalhador…
Gratidão pelo acolhimento e carinho com nossos bolsistas…
O coordenador geral do Pibid, professor doutor Alex Alves de Oliveira, junto as coordenadoras de área do núcleo de Pedagogia, a professora mestra Suelene Leal e a Professora também mestra Francisca Raquel, agradecem as professoras supervisoras juntamente com as escolas parceiras, pela receptividade e carinho com que recebem nossos bolsitas. Poder contar com esse acolhimento é sempre de grande relevância. Pois não se faz educação sozinho. O acolhimento promove o desenvolvimento da autonomia. Ao se sentirem seguros e apoiados, os estudantes em qualquer nível de formação, se sentem encorajadas a explorar, experimentar e tomar decisões independentes, o que favorece o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, garantindo assim uma formação de maior qualidade.
Professora: Suelene Leal.