O PIBID de história da promove Roda de Conserva sobre o  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Autoria: Patrícia Azevedo (2025)

Já nos despedimos do mês de maio, mas não poderíamos deixar de registrar as ações vivenciadas pelos pibidianos do curso de História da AESET que atuam na EREM Solidônio Leite (EREMSOL), sob a supervisão da professora Patrícia Azevedo.

No dia 14 de maio, os discentes do PIBID realizaram uma roda de conversa para debater a importância da campanha Maio Laranja e do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com base na campanha “Faça Bonito”. A atividade temática Entrelaços, promovida pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, em parceria com os Núcleos de Cultura de Paz instalados nas escolas, teve como objetivo fomentar o debate sobre essa data tão significativa.

Durante a roda de conversa, os pibidianos contextualizaram a criação da data e suas repercussões até os dias atuais, abordando o cenário nacional, estadual e local. Também discutiram os desafios contemporâneos relacionados ao uso da internet e das redes sociais, destacando os limites que muitas vezes são ultrapassados no ambiente digital.

A atividade foi realizada com a turma do 1º ano C da EREMSOL, proporcionando aos estudantes um momento de diálogo, reflexão e trocas significativas.

A equipe foi composta pelos pibidianos: Antônio Inácio, Clara Brito, Cleberson Maia, Franciele, Guilherme, Isabela Larissa, Maria Fernanda, Messias Morais e Radamés Barros, sob a orientação da professora supervisora, Ma. Patrícia Azevedo.

Página do Pibid Fafopst no Instagram. EREM Solidônio Leite. Supervisão:  Profa. Patrícia Azevedo. ( 2025)

Pibid de História da Fafopst em parceira com a Secretaria de Educação de Serra Talhada e a Escola Municipal Martin Luther King promove aula de campo com os alunos no centro histórico de Serra Talhada.

Autoria: Pibid/Fafopst ( 2025)

PIBID da Fafopst  promoveu uma aula de campo com os alunos da Escola Martin Luther King, visitando pontos históricos de Serra Talhada. O grupo do Pibid tem a supervisão do Professor de história  Higor Ferraz. O percurso incluiu a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída com a mão de obra do povo preto e símbolo de resistência. A visita também passou pelo Museu do Cangaço, onde os alunos conheceram sobre a história de Lampião, figura marcante do sertão. A atividade foi um momento rico de aprendizado e valorização da cultura local, pois proporcionou uma vivência para além dos muros da escola, bem como promoveu uma aproximação da comunidade escolar com suas referências históricas, de memória e identidade local. A história é uma ciência do conhecimento que está a serviço da consciência histórica e nos reconhecimentos dos valores e sinais históricos contidos em cada lugar ou realidade. Esta vivência significou uma excelente oportunidade de ver, sentir, debater e refletir sobre os potenciais históricos presentes no cotidiano de Serra Talhada.

1° Estação – Catedral de Nossa Senhora da Penha

2° Estação – Busto de Andrelino Pereira da Silva( Barão do Pajeú)

3° Estação – Casa da  Cultura

4° Estação – Marco Zero(Concha Acústica)

5 ° Estação – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos pretos

6 ° Estação – Museu do Cangaço e Estação Ferroviária

Autoria: Pibid/Fafopst ( 2025)

Autoria: Pibid/Fafopst ( 2025)