Matemática da FAFOPST/AESET

A Matemática é uma ciência que foi criada por pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. Ela tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Ela tem suas raízes assentadas no solo da vida cotidiana e é fundamental para as conquistas tecnológicas. É uma ciência sociocultural, daí sua necessidade de investigar os conhecimentos matemáticos que o homem pensou, sentiu e realizou enquanto ser social.

Nessa perspectiva, o curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada ressalta a importância de se estudar a Matemática de forma interativa, procurando atender à necessidade de aliar uma formação geral a uma formação específica da área, objetivando integrar o saber pedagógico tomando a pesquisa como princípio de formação do futuro professor de matemática.

Nesse aspecto privilegiam-se as tendências metodológicas do ensino de Matemática mais expressivas, no momento, no Brasil, cuja aplicação em sala de aula já apresentam resultados em diferentes artigos e relatos, como: Etnomatemática, História da Matemática, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Jogos e curiosidades, uso de novas tecnologias, método de projetos e escrita e leitura no ensino de Matemática.

Desse modo, a formação acadêmica está organizada em blocos temáticos de conteúdos, a saber:

1 -Disciplinas de conteúdos específicos;

2 – Disciplinas de áreas afins;

3 -Disciplinas de área de Educação;

4 -Disciplinas de articulação teoria-prática;

5 – Disciplinas eletivas;

6 – Atividades acadêmico-científico-culturais.

A área de Matemática abrigada nas Ciências Humanas e Sociais, põem em relevo a relação dialética entre a Matemática/Etnomatemática, Linguagem Matemática/Língua Materna, Etnolinguística, Etnobiologia, Etnohistória, e subdivisões como, por exemplo, a Etnobotânica, Etnoecologia, a Etnofísica, etc,.