Letras da FAFOPST/AESET

O Curso de Letras da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada FAFOPST, funcionando desde 1975, ano em que foi fundado este estabelecimento de ensino, oferece dupla habilitação:

Licenciatura em Língua Portuguesa e Licenciatura em Língua Inglesa. Os licenciados estarão habilitados a atuar como professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura Brasileira no Ensino Fundamental e Ensino Médio. O currículo procura atender à necessidade de aliar uma formação geral a uma formação específica da área, tendo por objetivo maior integrar o saber acadêmico ao saber pedagógico tomando a pesquisa como princípio de formação do professor. Nesse sentido, o componente curricular da Prática Pedagógica será o local privilegiado dessa articulação e espaço de pesquisa.

A duração do Curso de Letras da FAFOPST é de 08 períodos, ao longo de 04 anos, ou seja, 08 semestres. Nessa perspectiva, a formação acadêmica está organizada em blocos temáticos de conteúdos, a saber:

  • Disciplinas de conteúdos específicos;
  • Disciplinas de áreas afins;
  • Disciplinas da área de Educação;
  • Disciplinas de articulação teórico-prática;
  • Disciplinas Eletivas;
  • Atividades acadêmico –científico- culturais.

A área de Letras, abrigada nas Ciências Humanas, põe em relevo a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas, e é nessa correlação que a formação acadêmica deve ter o seu equilíbrio, conforme pretende a proposta do Curso.