Instituição

AESET- AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA

FAFOPST- FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA

CURSOS- Licenciatura em Educação Física

Licenciatura em Matemática

Licenciatura em Letras

Licenciatura em Ciências Biológicas

Licenciatura em História

 

FACISST- FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE SERRA TALHADA

CURSO- Bacharelado em Psicologia

 

FACHUST- FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE SERRA TALHADA

CURSO- Bacharelado em Serviço Social

 

Histórico da autarquia educacional de serra talhada –aeset

A faculdade de formação de professores de serra talhada – fafopst foi criada pela lei municipal nº 370, de 14 de fevereiro de 1975. Porém, iniciou suas atividades através da resolução n° 07, de 01 de abril de 1976, resolução do cee, passando a ser reconhecida em 13 de março de 1980, através da portaria n° 205. No ano em que recebeu a resolução (1976), já foi com a deliberação dos cursos de: letras, estudos sociais e ciências na licenciatura curta.

A conversão dos cursos para licenciatura plena em geografia, história, letras e matemática, deu-se através da portaria ministerial n° 482, datada de 02 de dezembro de 1983.

O reconhecimento dos cursos de geografia e história deu-se pela portaria ministerial n° 717, de 19 de maio de 1992, o curso de matemática pela portaria n° 830, de 05 de junho de 1992 e o curso de letras pela portaria ministerial n° 1211, de 13 de agosto de 1992. Atualmente a fafopst conta com cursos de licenciatura em educação física e ciências biológicas, também oferece ensino fundamental e ensino médio, através do colégio de aplicação – cafafopst.

O órgão mantenedor desta instituição de ensino superior (ies), é a autarquia educacional de serra talhada – aeset, criada pela lei municipal nº 557, de 19 de julho de 1983, cuja finalidade precípua é manter a faculdade, bem como instalar, ampliar e criar outras instituições de ensino. Mediante essas possibilidades, a autarquia criou as faculdades de ciências humanas e sociais – fachust, que oferece o curso de bacharelado em serviço social e a faculdade de ciências da saúde de serra talhada – facisst, que oferece o curso de bacharelado em psicologia.

A aeset é constituída por 42 salas de aula, 1 sala de videoconferência, 1 biblioteca ampla com acervo significante, 1 sala de ginástica e dança, laboratórios de: informática, citologia e história, matemática e física, química e bioquímica e 1 herbário. Além disso, funciona o núcleo de pós-graduação, pesquisa e extensão, que oferece cursos de especialização em todas as áreas das graduações existentes na autarquia. O curso de bacharelado e, psicologia, em extensão as suas atividades, proporciona à sociedade a clínica de psicologia.

O corpo docente da ies é formado por: doutores, mestres e especialistas. Atualmente a autarquia conta com um contingente de 1061 de alunos, oriundos de todos os cursos nela existentes, atendendo a uma clientela de vários municípios e estados circunvizinhos como: bahia, ceará, paraíba e alagoas.

A ies tem como preocupação buscar horizontes mais amplos do que simples formação profissional, tentando perseguir o avanço da ciência, o exercício da cidadania e os princípios democráticos. A missão da instituição é “promover ensino pesquisa e extensão, formando cidadãos autônomos e capazes de desenvolver a sociedade”.

 

Instituições mantidas pela aeset

  • Faculdade de formação de professores de serra talhada – fafopst

Criada pela lei municipal nº 370, de 14 de fevereiro de 1975

  • Faculdade de ciências humanas e sociais de serra talhada – fachusst

Criada pela lei complementar n° 062, de 19 de dezembro de 2007.

  • Colégio de aplicação da aeset
  • Faculdade de ciências da saúde de serra talhada- facisst

Homologado pela portaria se nº 1005, de 23/02/2010, publicado no doe de 24/02/2010

 

Regiões de abrangênciada aeset

Estado de pernambuco: serra talhada, triunfo, carnaubeira da penha, afogados da ingazeira, santa cruz da baixa verde, calumbi, tabira, carnaíba, floresta, mirandiba, belém do são francisco, são josé do belmonte, custódia, betânia, verdejante, quixaba e sertânia.

Número total de docentes da aeset (1° semestre 2015): 46

Número total de egresssos – concluintes (2° semestre de 2014)167

Número total de ingressos- concluintes (1° semestre 2015): 350

Insira seu login e senha de usuário como aluno, professor ou gestor e acesse o portal.
Aluno Professor Gestor
Usuário:
Senha: