Cursos

  • PERFIL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O Curso de Licenciatura em Educação Física teve aprovação de Funcionamento expedida pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Pernambuco através do Perecer CEE/PE nº 94/2006- CES, homologado pela portaria SEDUC nº 6531 de 05 de setembro de 2006, publicado em Diário Oficial do Estado em 06 de setembro de 2006, sob processo nº 261/2005. O mesmo curso foi reconhecido através do Parecer CEE/PE nº 91/2011- CES Homologado pela Portaria SE nº5440 de 02/08/2011, publicado no Diário Oficial do Estado em 03/08/2011 tendo sido aprovado pelo Plenário em 04/07/2011.

O Curso tem ampla abrangência territorial, assistindo alunos dos estados circunvizinhos como Ceará, Paraíba, Bahia e ainda os municípios circunvizinhos. Sendo a cidade um Polo Regional de Educação oferecendo crescimento intelectual e profissional a milhares de acadêmicos, que já se inserem em atividades de Estágio Supervisionado, muitas vezes remunerados em Parceria com as Secretaria de Educação e Esporte das Cidades.

Partindo desse pressuposto podemos verificar a crescente necessidade da Comunidade de Profissionais da área, pois cada vez mais a Educação Física se insere no cotidiano das pessoas seja na escola, academias, clubes, projetos sociais e entidades esportivas, visto que é crescente a preocupação com o bem-estar físico e qualidade de vida dos mesmos.

O Curso tem por objetivo: Formar Professores com a Prática Pedagógica voltada para uma concepção de ensino de uma Educação Física como indutora da consciência corporal, crítica e sócio reflexiva, habilitados a trabalhar as dimensões da disciplina no sistema educacional e de lazer e esportes, interagindo com Projetos de gestão Escolar e Social.

O Curso de Licenciatura em Educação Física na FAFOPST tem a carga horária de 2.850 horas, distribuídas em oito períodos ( mínimo) e 14 períodos ( máximo), com entrada semestral de 50 alunos, funciona no Período Noturno. Teve inicio de funcionamento: 1º Semestre de 2007 e a Graduação 1ª turma: 2º semestre de 2010

 

  • PERFIL DO CURSO DE HISTÓRIA.

 

A História é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais.

A História é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres, por governantes e governados, por dominante e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente por pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A História está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.

Há anos que Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada – FAFOPST passa a importância de se estudar História, colocando no seu currículo um Curso de Licenciatura em História, visando formar profissionais na área com total desempenho como professores capacitados. Este é um propósito da instituição instruir pessoas qualificadas para a vida com um verdadeiro conhecimento histórico. O curso de licenciatura em História, é de quatro anos, nele o aluno passa por disciplinas específicas, eletivas e pedagógicas.

A Coordenação do curso juntamente com a Direção Pedagógica e a AESET, promovem eventos extra classe como palestras relativas ao curso e excursões com o propósito de elevar mais o conhecimento do aluno em todos os aspectos.

 

  • PERFIL DO CURSO DE LETRAS DA FAFOPST/AESET

 

O Curso de Letras da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada FAFOPST, funcionando desde 1975, ano em que foi fundado este estabelecimento de ensino, oferece dupla habilitação:

Licenciatura em Língua Portuguesa e Licenciatura em Língua Inglesa. Os licenciados estarão habilitados a atuar como professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura Brasileira no Ensino Fundamental e Ensino Médio. O currículo procura atender à necessidade de aliar uma formação geral a uma formação específica da área, tendo por objetivo maior integrar o saber acadêmico ao saber pedagógico tomando a pesquisa como princípio de formação do professor. Nesse sentido, o componente curricular da Prática Pedagógica será o local privilegiado dessa articulação e espaço de pesquisa.

A duração do Curso de Letras da FAFOPST é de 08 períodos, ao longo de 04 anos, ou seja, 08 semestres. Nessa perspectiva, a formação acadêmica está organizada em blocos temáticos de conteúdos, a saber:

  • Disciplinas de conteúdos específicos;
  • Disciplinas de áreas afins;
  • Disciplinas da área de Educação;
  • Disciplinas de articulação teórico-prática;
  • Disciplinas Eletivas;
  • Atividades acadêmico –científico- culturais.

A área de Letras, abrigada nas Ciências Humanas, põe em relevo a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas, e é nessa correlação que a formação acadêmica deve ter o seu equilíbrio, conforme pretende a proposta do Curso.

 

  • PERFIL DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAFOPST/AESET

 

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAFOPST foi criado em 2005 e visa prover o graduando de uma visão ampla e atualizada em seu ramo de atuação. Ao licenciando em Biologia são oportunizadas vivências de práticas didático-pedagógicas em diferentes áreas da biologia a fim aprimorar o processo de ensino-aprendizagem nos diferentes níveis de formação (fundamental, médio e graduação). Além disso, o profissional pode participar de projetos de pesquisa, ensino e/ou extensão, complementando a sua formação profissional.

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida.

O licenciado em biologia na FAFOPST terá a oportunidade de vivenciar através de práticas pedagógicas, projetos didáticos em diferentes áreas da biologia aprimorando o processo de ensino-aprendizagem nos diferentes níveis de formação (fundamental, médio e graduação). Além disso, o profissional licenciado em biologia na FAFOPST terá o apoio do HESPA (Herbário do Sertão do Pajeú) que atuará como um núcleo de pesquisas voltadas para o conhecimento e divulgação da biodiversidade da caatinga, complementando a sua formação profissional.

 

  • PERFIL DO CURSO DE MATEMÁTICA DA FAFOPST/AESET

 

A Matemática é uma ciência que foi criada por pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. Ela tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Ela tem suas raízes assentadas no solo da vida cotidiana e é fundamental para as conquistas tecnológicas. É uma ciência sociocultural, daí sua necessidade de investigar os conhecimentos matemáticos que o homem pensou, sentiu e realizou enquanto ser social.

Nessa perspectiva, o curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada ressalta a importância de se estudar a Matemática de forma interativa, procurando atender à necessidade de aliar uma formação geral a uma formação específica da área, objetivando integrar o saber pedagógico tomando a pesquisa como princípio de formação do futuro professor de matemática.

Nesse aspecto privilegiam-se as tendências metodológicas do ensino de Matemática mais expressivas, no momento, no Brasil, cuja aplicação em sala de aula já apresentam resultados em diferentes artigos e relatos, como: Etnomatemática, História da Matemática, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Jogos e curiosidades, uso de novas tecnologias, método de projetos e escrita e leitura no ensino de Matemática.

Desse modo, a formação acadêmica está organizada em blocos temáticos de conteúdos, a saber:

1 -Disciplinas de conteúdos específicos;

2 – Disciplinas de áreas afins;

3 -Disciplinas de área de Educação;

4 -Disciplinas de articulação teoria-prática;

5 – Disciplinas eletivas;

6 – Atividades acadêmico-científico-culturais.

A área de Matemática abrigada nas Ciências Humanas e Sociais, põem em relevo a relação dialética entre a Matemática/Etnomatemática, Linguagem Matemática/Língua Materna, Etnolinguística, Etnobiologia, Etnohistória, e subdivisões como, por exemplo, a Etnobotânica, Etnoecologia, a Etnofísica, etc,.

 

  • BREVE HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL NA FACHUSST

 

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada – FACHUSST no uso de suas atribuições deu início as suas atividades letivas no 2º semestre de 2008, com o curso de bacharelado em Serviço Social.

A formação acontece por tempo integralizado em oito períodos chegando ao tempo máximo de quatorze semestres, sua carga horária é de 2820 horas/aulas no período noturno. São ofertados 100 vagas, com duas entradas anuais. Durante o curso o discente cumprirá a grade curricular composta por disciplinas obrigatórias e eletivas, bem como o cumprimento de estágio obrigatório.

As disciplinas contemplam a formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do discente, possibilitando a reflexão e raciocínio críticos, à interdisciplinaridade e o domínio dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de competências indispensáveis à atuação profissional, sobretudo no que se refere à investigação e análise da realidade.

Seu objeto de atuação fundamenta-se na Questão Social e sua ação privilegia a defesa dos Direitos Humanos e Sociais, com compromisso ético fundamentado nos ideais de liberdade, justiça e equidade.

Dispõe um acervo bibliográfico atualizado, professores com Mestrado e Doutorado e salas amplas com recursos tecnológicos que favorecem o aprimoramento do seu aprendizado.

 

  • PERFIL DO CURSO DE PSICOLOGIA

 

O curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada – FACISST, autorizado através do processo n° 242/2009 – CEE/PE, homologado pela Portaria SE nº 1005, de 23/02/2010, publicado no DOE de 24/02/2010, tem como objetivo formar profissionais comprometidos com a renovação e a transformação da sociedade mediante a ação integrada com o indivíduo, desenvolvendo aptidões para que o profissional possa atuar nos diferentes contextos, na promoção da saúde mental, no crescimento da pessoa, e contribuindo com a saúde coletiva possibilitando valores sociais de justiça, democracia e ética.

O referido curso tem duração de 05 anos, com aulas no turno noturno; sendo disponibilizadas 100 (cem) vagas, distribuídas em 02 (duas) turmas por ano, totalizando ao final do curso uma carga horária de 4.200h. Ao final do curso o estudante terá habilitação em Formação do Psicólogo.

 

  • NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO- AESET/FAFOPST                      

 

Nossa Instituição, com 40  anos de tradição e experiência educacional, formando gerações, consagra-se hoje através de seus cursos de graduação, atendendo não só ao público serra-talhadense, mas estendendo também às cidades circunvizinhas.

Esse crescimento se traduz num conjunto de políticas que visam à expansão de ensino em pós-graduado da Instituição que através do Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e extensão, oferece cursos de Especialização a fim de promover e estimular o desenvolvimento da qualidade acadêmica, científica e tecnológica em todos os campos do conhecimento, bem como promover a capacidade profissional.

Cabe a Pós-graduação a responsabilidade de estabelecer e manter condições acadêmicas e técnicas que propiciem a complementação e o aprimoramento na formação de pesquisadores e profissionais que sejam capazes de criar novos conhecimentos, de atuar de forma produtiva no mercado de trabalho que se mostra cada vez mais complexo, qualificado e competitivo.

O Núcleo de Pós-graduação da AESET/FAFOPST, conta com 20 anos de existência, sendo que à partir de 28 de abril de 2006 deu-se início às primeiras turmas em caráter de autonomia.

A Pós-graduação conta hoje com 6 (seis) Cursos de Especialização (lato sensu):

Políticas Públicas;

Ensino da Matemática;

Ciências Ambientais;

Letras e Literatura;

História Geral;

Treinamento Esportivo.

Os currículos dos Cursos de Pós-graduação – Lato Sensu – Especialização ministrados pela AESET/FAFOPST, dão ênfase à interdisciplinaridade e a relação mútua entre a teoria e a prática, além de oferecer ensejo aos alunos para otimizarem o seu perfil profissional, capacitando-os para aprimoramento profissional continuado, instrumento para enfrentar um mundo em evolução contínua.

Objetivos:

Os Cursos visam oferecer aos graduados nas áreas de educação, saúde e áreas afins um espaço para qualificação profissional específica, mediante o conhecimento das inovações emergentes que atendam às exigências da contemporaneidade.

Corpo discente: Graduados de todas as áreas para os cursos de Especialização.

Requisitos para matrículas nas Especializações:

-cópia do RG e CPF;

-cópia do diploma de Graduação ou certidão de conclusão de curso;

– cópia do histórico da graduação;

– Curriculum vitae;

-1 foto 3×4.

Duração dos cursos: Os cursos terão duração de 420 (quatrocentos e vinte) horas/aula.

A seleção dos candidatos será feita através de ordem de matrícula, respeitando o número máximo de vagas por turma (50 vagas). Ultrapassando o número máximo, análise curricular e entrevista.

Categoria dos Cursos: Especialização “latu-sensu”

Local das aulas : Autarquia Educacional de Serra Talhada.

Horário das aulas: Das 14:00 h às 18:00h  e das 19:00h  às 22:00 h (às sextas-feiras);

Das 08:00 h às 12:00h (aos sábados).

Aulas quinzenais.

Local de inscrição: Núcleo de Pós-graduação da AESET/FAFOPST.

Fones: (87) 3831-1429 / 3831-2311 – nucleoposaeset@yahoo.com.br

Horário de funcionamento: Das 16:00h às 22:00h.

Insira seu login e senha de usuário como aluno, professor ou gestor e acesse o portal.
Aluno Professor Gestor
Usuário:
Senha: